Uma prática já bastante conhecida entre alguns youtubers, a “troca de inscritos” é uma forma de inflar as estatísticas de seu canal, fazendo parecer que você tem muito mais seguidores do que realmente tem. Funciona assim… geralmente alguém vem no seu canal, com uma mensagem copiada e colada, muitas vezes elogiando o canal, dizendo que se inscreveu, para em seguida pedir que retribua o favor. Assim, além de ganhar um inscrito que não liga para o seu conteúdo, você também irá se inscrever em um canal que nem gosta. Todos perdem.

Essa prática é muito comum em diversos “grupos de divulgação” que reúnem centenas, às vezes milhares, de youtubers sedentos por mais audiência, que na verdade só compartilham os conteúdos entre si. Eles acabam recebendo views, likes e inscrições de cortesia, ou seja, “por educação”… algumas vezes as publicações nesses grupos são muito mais diretas e o “youtuber” pede descaradamente uma troca… “se inscreve no meu, que me inscrevo no teu”.

A única coisa “boa” disso, é que você terá um número maior na sua tela, o que realmente não representa nada, é uma ilusão sem tamanho, pois você perde a noção se o seu conteúdo está realmente bom. Uma característica comum dos canais que fazem isso, é um alto número de inscritos com um número muito inferior de visualizações, mostrando que suas “trocas” não valeram de nada!

Não tenha pressa no crescimento de seus inscritos, não compre inscritos, não peça inscritos… as pessoas naturalmente irão se inscrever naquilo que realmente gostarem e quiserem acompanhar, e é com esse público que você deve se preocupar. O resto, é só um número na tela. Um VERDADEIRO youtuber jamais irá inflar suas estatísticas, ou comprar pacotes de likes e views. As estatísticas e números servem para nos ajudar a entender o nosso público e não pra fazer placar. Então, se você sonha em ter 1 milhão de inscritos, certifique-se que você está correndo atrás de 1 milhão de pessoas realmente interessadas em te assistir, porque conseguir o número na tela é relativamente fácil, o difícil é ser verdadeiro.

Apoie nossa campanha contra a troca de inscritos compartilhando esse post através das redes sociais, basta clicar no ícone da sua rede social favorita no final da página. Também estaremos divulgando algumas imagens através de nossa FanPage no Facebook, então convidamos vocês a compartilhar as imagens, ajudando na campanha de conscientização. Caso preferir, pode copiar as imagens abaixo e postar da forma como achar melhor 🙂


Quer conhecer um grupo de VERDADE, onde youtubers se ajudam sem táticas sujas, mas com conhecimento, experiência, opiniões sinceras e muito companheirismo? Encontre a gente no Facebook. Atenção: só serão aceitos os verdadeiros youtubers 😉

Douglas d'Aquino
Fundador e Atual Presidente do Grupo Os Verdadeiros Youtubers, entusiasta do mundo dos jogos, youtuber, web designer, marketeiro, blogueiro e viciado em Facebook.

Pin It on Pinterest

Share This

Seja um Verdadeiro Youtuber

Você se inscreveu com sucesso!