Todos os dias várias e várias horas de vídeos do YouTube são vistas por usuários em todos os cantos do mundo, consumindo uma quantidade imensa de dados, mas você já parou para pensar no caminho que o seu vídeo faz para chegar até sua audiência?

O Google explica, em uma página dedicada a exibir relatórios de qualidade de vídeos, o caminho que um vídeo faz para sair dos servidores do YouTube e chegar ao seu computador, smartphone ou tablet e ainda justifica o motivo pelo qual, algumas vezes, ainda acontecem travamentos e transmissões de vídeo em baixa qualidade.

O YouTube conta com uma rede global que mantém diversas cópias dos vídeos em servidores no mundo inteiro, então o stream de vídeo é iniciado a partir do servidor mais próximo de quem assiste.

Quando sua audiência clica no play, o YouTube transmite os dados do vídeo para o seu Provedor de serviços de internet pelo caminho mais eficiente, ou seja, o mais curto. Entretanto, em raras circunstâncias, pode ser necessário usar um caminho mais longo.
Quando o provedor recebe vídeos do YouTube, começa o importante trabalho de levá-lo pela rede até seu público. Ele deve garantir capacidade suficiente no ponto em que recebe os dados do YouTube. Do contrário, a qualidade de streaming do vídeo será prejudicada, gerando a reprodução de vídeos com baixa qualidade.
O desempenho do vídeo pode ser afetado por vários fatores, como o congestionamento na rede do provedor, ou pela velocidade da conexão de quem assiste, pela configuração do Wi-Fi e por outros fatores locais, como o número de dispositivos conectados.
Congestionamentos em qualquer parte do caminho, desde o provedor até a audiência, afetam a qualidade do streaming de vídeo, especialmente nos horários de pico. Isso pode causar interrupções frequentes, aquela velha “travadinha” no carregamento do vídeo, e qualidade de imagem prejudicada. Felizmente, quando tudo funciona bem, você tem uma experiência suave de vídeo com resolução HD, Full HD ou até 4K.
Fonte: Showmetech
Liliane Gomes on EmailLiliane Gomes on FacebookLiliane Gomes on RssLiliane Gomes on TwitterLiliane Gomes on WordpressLiliane Gomes on Youtube
Liliane Gomes
Moderadora do Grupo Os Verdadeiros Youtubers e Web Designer Jr. Adora seus bichos de estimação, internet, jogos, seriados e viajar.

Pin It on Pinterest

Share This

Seja um Verdadeiro Youtuber

Você se inscreveu com sucesso!