A resposta é bem simples: pode ser ambos. Muitos youtubers encaram sua atividade como um simples passatempo, algo que fazem em seu tempo livre, por diversão. Porém, cada vez mais jovens estão ingressando nessa mídia com a intenção de se tornar verdadeiros profissionais. Nesse caso, precisamos parar pra pensar nas definições de hobby e profissão.

Hobby
atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo.

Profissão
trabalho que uma pessoa exerce para obter os recursos necessários à sua subsistência; ocupação, ofício.

Se você está se perguntando agora “que diferença isso faz para meus vídeos?”, saiba que fará toda a diferença, pois a forma como encaramos essa atividade reflete diretamente nos resultados que vamos obter. Quando estamos fazendo algo somente como forma de lazer, não temos o mesmo comprometimento e preocupação que teríamos com um trabalho. Vejo muitos youtubers que encaram sua atividade como passatempo, mas esperam resultados de quem trabalha (e muito) para alcançá-los.

Só pra esclarecer, não tem nada de errado em ser youtuber por lazer, o problema é encarar o YouTube dessa maneira mas, ao mesmo tempo, querer alcançar fama e sucesso com isso. Também não vou dizer que é impossível que isso aconteça, pois a internet já nos mostrou que mesmo o mais descompromissado videomaker pode viralizar um vídeo da noite pro dia, sem qualquer pretensão. Porém, essa é a exceção, não a regra. A grande maioria de nós só vai chegar nos grandes números quando passar a encarar o seu canal como um trabalho.

Isso significa, basicamente, que você deve assumir alguns compromissos consigo mesmo, com seu público e com seu canal. Fiz uma lista de 5 coisas que você precisa fazer para começar sua jornada profissional no YouTube:

  1. Organize-se: Ninguém nasceu youtuber. Todos nós temos outras atividades, como trabalho, escola, faculdade, entre outras. Por isso é importante que você planeje com antecedência horários para se dedicar ao seu canal, de forma a não atrapalhar essas atividades. Você não precisa trabalhar 8h por dia no seu canal (por enquanto), mas fará muita diferença se você estabelecer horários durante a semana e se comprometer a cumpri-los, como faria trabalhando para uma empresa. Nem tudo em um canal é gravação, você terá várias atividades para cumprir em seu canal como divulgar os vídeos, responder comentários, estudar, praticar, aprender e testar novas técnicas, desenvolver materiais de apoio (arte, miniaturas, imagens, pesquisas, roteiros), entre muitas outras. Para fazer isso bem feito, separe algumas horas por dia e dedique-se a isso.
  2. Invista: A maioria de nós não nasceu em berço de ouro, mas isso não significa que não podemos investir no nosso futuro. Aqueles R$ 10 que você gastou com cerveja poderia ter sido usado para impulsionar uma publicação no Facebook e levar o seu vídeo para um novo público. Parece pouco, mas é só um exemplo de como gastos banais podem ser um desperdício muito grande. E pra galera adolescente que não trabalha e depende da boa vontade dos pais, ao invés de pedir um celular novo no seu aniversário, por que não pedir um kit de iluminação? Se você tem alguma fonte de rendimento fixa (seja mesada ou salário) pense em separar uma parte disso para dedicar inteiramente ao seu canal. Mesmo que seja uma quantia pequena, se você se programar bem e economizar, pode usar isso para adquirir novos equipamentos, anunciar no Facebook, no Youtube ou em algum site relacionado ao seu público-alvo. Essas publicidades são de custo baixo e trazem bons resultados. Um investimento inicial, barato e muito útil, é fazer alguns cartões de visita com a logo do seu canal e o endereço do canal e de suas redes sociais, para distribuir às pessoas e mostrar que você é um youtuber.
  3. Planeje: Sempre é bom ter metas e objetivos bem estipulados e realistas, para sabermos onde queremos chegar. Nesse momento é importante ser realista e pensar bastante sobre como chegar nessas metas. Para isso você terá que avaliar o seu desempenho constantemente, analisando as estatísticas de seu canal, a efetividade das suas divulgações, o valor de suas parcerias e o ritmo de seu crescimento. Não fique muito triste se não atingir uma meta estipulada, nem sempre é possível cumpri-las, então tome cuidado para estabelecer metas realistas. Outra coisa importante é não se tornar um escravo dos números. Vejo muitos youtubers divulgando incessantemente vídeos que não são tão bons. É mais importante você melhorar a qualidade de seus vídeos e de seu conteúdo antes de querer alcançar uma grande visibilidade. Certifique-se de impor metas de melhoria, não apenas metas numéricas.
  4. Assuma: Vá em frente ao espelho e repita em voz alta “eu sou um youtuber”. Parece tolice, mas você tem que começar a aceitar esse título se quer ser um youtuber sério e profissional. Fale para seus amigos, seus familiares, tenha orgulho do seu canal. Se você mesmo não consegue se assumir como um youtuber e acreditar no próprio trabalho, porque os outros fariam isso? Quando alguém te perguntar o que você faz, diga orgulhosamente “eu sou youtuber” e, caso tenha seguido o passo 2 direitinho, entregue um cartão de visita com a arte e o endereço do seu canal.
  5. Divirta-se: Só porque você encara isso como um trabalho, não tem que deixar de ser divertido. Afinal de contas, você está na indústria do entretenimento agora e, para ser bem sucedido, você tem que gostar do que faz. Não da pra ser feliz o tempo inteiro, mas se você ama o que faz, certamente irá se divertir fazendo isso, mesmo levando à sério.

Existem muitos outros passos que você deve seguir para alcançar o sucesso, é impossível abordar tudo em um artigo só. Minha intenção aqui foi apenas mostrar para você passos básicos para mudar o seu mindset em relação a ser um youtuber, para que você possa começar a trilhar esse caminho. Vá com calma, tenha paciência e não desista. Com esforço todos podemos chegar lá. Alguns terão mais sorte, outros terão mais facilidade, mas todos temos chances. Então, antes de querer alcançar 1 milhão de inscritos, tente aplicar esses 5 passos no seu canal.

Douglas d'Aquino
Fundador e Atual Presidente do Grupo Os Verdadeiros Youtubers, entusiasta do mundo dos jogos, youtuber, web designer, marketeiro, blogueiro e viciado em Facebook.

Pin It on Pinterest

Share This

Seja um Verdadeiro Youtuber

Você se inscreveu com sucesso!