Muitos atores, cantores, jogadores, e outras celebridades sofrem muito com críticas sobre suas atitudes e a imagem que muitos passam aos seus fãs, após atingir certo “nivel” de fama. Com alguns youtubers não está sendo diferente e algumas destas críticas vem de outros youtubers.

Recentemente o youtuber CellBits fez um vídeo mostrando como estão os vídeos de Minecraft no youtube hoje em dia, tentando de alguma forma conscientizar os outros youtubers do tipo de conteúdo que eles estão apresentando. O motivo disso não foi apenas pelo conteúdo, mas sim pelo público que este conteúdo esta atingindo. As crianças!

Confira  no vídeo abaixo:

 

CellBits critica o fato de, em vídeos de Minecraft, um jogo adorado por milhares de crianças, haver encenação de mortes, brigas, sexo e até estupro.

Isso nos leva a pensar se youtubers com um alto nível de fama, deveriam repensar seu tipo de conteúdo, restringir o acesso a certos vídeos com temas mais pesados, sendo mais responsáveis.

Não só o youtuber CellBits fez críticas aos que fazem vídeos de Minecraft. O youtuber Contente fez um vídeo de repostas, em um quadro em que ele responde a outros youtubers, criticando Felipe Neto, por ter dito que prefere muito mais uma mulher que já transou varias vezes do que uma que transou menos, pois ela teria mais experiência na cama.

Mas vocês devem estar pensando, qual o problema nisso?

O problema é que grande parte do publico atual do youtube é composto por crianças e adolescentes, grande parte!

E não há nenhum órgão na internet que a censure atualmente, então, qualquer criança ou adolescente com um Smartphone, Tablet, ou Computador, tem acesso a inúmeros tipos de conteúdo, e no youtube não é diferente. O youtube contém muitos vídeos com conteúdo para pessoas mais adultas, mas os autores não restringem a idade na ferramenta do youtube, apenas colocam um título “+16” ou “+18”.

Nesse ponto entra a questão da responsabilidade!

Youtubers com fama, com um enorme número de fãs, podem influenciar pessoas que estão assistindo seus vídeos, principalmente crianças e adolescentes, pelo simples fato de muitos os verem como ídolos, referências, exemplos ! Por isso, a partir deste momento, temos que pensar na responsabilidade de não dizer certas coisas, de não mostrar certo tipo de conteúdo em um vídeo.

O quanto pode influenciar a cabeça de uma criança, um vídeo onde há sexo e estupro, mesmo que seja em um jogo ?

O quanto pode influenciar uma adolescente ouvir de seu youtuber favorito que ele prefere uma mulher que já fez já transou varias vezes, do que uma que transou poucas vezes ?

Para você, os youtubers devem ter mais responsabilidade após atingir um grande público? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Rafael Felipe Santos da Cunha
Sou um autor aqui no blog e membro da equipe de Os Verdadeiros Youtubers.Um viciado em games,séries,animes,futebol,filmes. Fã do Cristiano Ronaldo xD.
E claro, um youtuber também.

Pin It on Pinterest

Share This

Seja um Verdadeiro Youtuber

Você se inscreveu com sucesso!